25 de fevereiro de 2011

O Brasil precisa é de EDUCAÇÃO!!!

Eu tenho outro blog chamando “Eu acredito na educação” onde costumo postar textos relacionados somente à Educação. Porém, como acredito que este assunto é muito importante para o crescimento do nosso país, escolhi este aqui para postar neste blog que é multo mais acessado. Eu acredito que a escola deve politizar os estudantes uma vez que, política e educação caminham juntas. Fomos e somos condicionados a não gostamos de política, como se esta fosse algo a parte. Vivemos e respiramos política. Não há como falar em um país melhor, sem falar em uma educação que seja capaz de formar cidadãos críticos que não só questionem mas que, participem das decisões que ajudarão a sociedade como todo.


Por Ted Pontes

Todo mundo se pergunta o que falta ao Brasil. A resposta é muito simples: EDUCAÇÂO. Entretanto, não apenas uma educação puramente formal e técnica, mas sim uma educação social, política e ética. É esse tipo de educação que poderá melhorar o nosso país, dentro de algum tempo.
Um país que anseie crescer e se desenvolver necessita investir em educação, visto que um crescimento econômico sem o devido investimento em educação de nada adianta. Para provar o que estou dizendo, pegarei o exemplo do próprio Brasil. No Brasil há diversos de cargos vagos contudo, não existem pessoas capacitadas para ocupá-los. A VALE, uma empresa mineradora, importa mão-de-obra especializada, já que não a encontra em nosso país. Os tigres asiáticos são outros exemplos que provam a necessidade do investimento em educação. Esses países investiram muito dinheiro nessa área na década de 80 e hoje estão aproveitando o retorno que esse investimento lhes trouxe. Portanto o investimento maciço na educação é uma necessidade, porém o seu resultado só aparece depois de algum tempo, pois se trata de um investimento em longo prazo.
No Brasil existe uma clara distinção entre as escolas particulares e as escolas públicas. Esse nítido desnível só faz aumentar a já grande desigualdade social, visto que um nível educacional mais elevado lhe proporcionará mais oportunidades de emprego. Portanto, geralmente, quem terá acesso a essas oportunidades é quem já possui um nível financeiro para pagar uma escola particular... A escola paga tem um nível bem maior do que a pública e, ainda assim, ela deixa a desejar em uma educação que desenvolva o espírito de cidadania no jovem estudante. Logo, as escolas brasileiras se "esquecem" de ensinar o jovem a ser um adulto responsável... Esse "esquecimento" se deve ao fato de que no Brasil só é valorizado o lado técnico. O lado social da educação é, por muitas vezes, colocado em segundo plano. Infelizmente, isso acontece por causa do foco que as nossas escolas possuem no vestibular. Esse lado pode não ser importante para passar no vestibular, embora seja de absoluta necessidade para que ocorra uma transformação na maneira de se fazer política no Brasil.
A mentalidade com ênfase na técnica foi estimulada pela ditadura militar, pois era importante diminuir o espírito questionador da população. Essa falta de espírito questionador só foi se expressar de uma forma mais clara na nossa geração, e é por isso que vivemos nessa inércia política... Não vemos mais aquele clamor popular das Diretas ou do fora Collor. Atualmente, com raras exceções, não há qualquer passeata de protesto, embora motivos para que ocorram não faltem... O único meio de acabar com essa inércia é oferecer à população uma educação mais voltada para a formação crítica do cidadão.
Por qual motivo esse tipo de educação não é implantado no Brasil? A falta de ação do governo acontece por um conjunto de fatores, entre eles: corrupção e falta de vontade política. A corrupção drena uma boa parte dos recursos que iriam ser implantados na educação, porém o real motivo para que não aconteça essa revolução educacional é a falta de vontade dos políticos, já que uma população ignorante é bem mais fácil de ser dominada e manipulada.
Somente uma revolução no sistema educacional brasileiro fará com que o país se desenvolva de uma maneira sustentável e contínua. Além do desenvolvimento que trará, só essa revolução mudará a forma de se praticar política no Brasil, pois, como já foi dito em outro artigo, no Brasil existe "pouca política e muita politicagem", porém, se realmente acontecer uma melhora no sistema educacional do Brasil, isso irá mudar.

12 comentários:

  1. O texto é ótimo minha linda...

    E concordo, as pessoas crescem indolentes, sem conteúdo sério, e vive indolente, quem anseios sérios!

    Educação!!!

    Selinho de Amigo de Ouro pra vc, flor!

    http://diariodakiro.blogspot.com/2011/02/selinho-amigo-de-ouro.html

    Bjinhoss!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi flor
    Adorei o texto amiga.
    Vim desejar um maravilhoso final de semana.
    Beijoss

    ResponderExcluir
  3. A educação é a base de tudo. E é lamentável reconhecer que é a menos valorizada. Parece que convém ter pessoas sem conhecimentos...
    bjos amiga e um bom final de semana.

    ResponderExcluir
  4. Querida!
    Um bom final de semana pra ti!
    Beijos meus

    ResponderExcluir
  5. Gostei do texto e vou dar uma voltinha em seu outro blog sobre educação. Acho este assunto muito interessante.
    um beijo

    ResponderExcluir
  6. Lendo esse texto, senti como seu eu mesmo o tivesse escrito. concordo com tudo, desde o momento em que diz que respiramos política, até o final.
    O Brasil seria um país de primeiríssimo mundo se mais pessoas pensassem em formar cidadãos, não reprodutores de ideias. Adorei! Parabéns, beijos.

    ResponderExcluir
  7. oI linda !!!

    beijão e muita luz, bom domingo . Texto perfeito , adorei ler .

    Gus

    ResponderExcluir
  8. A educação que não se renova não é educação verdadeira, os melhores professores sempre inovam e, o mais importante, nos ensinam a pensar.

    Ótima iniciativa sua, quanto mais agirmos, estaremos ajudando a melhorar.

    Uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  9. Falou e disse amiga!

    Acredito piamente que vivemos uma grande mudança e isto em todos os níveis de nossa vida e sociedade. Seu blog e sua preocupação somados a milhares de outros questionamentos e posturas, são os sinalizadores de tal mudança.
    Bjs, e avessamente curta esta semana produtiva.

    ResponderExcluir
  10. Oi Malu obrigada pelos votos de melhoras, graças a Deus estou bem melhor, passando pra deixar um beijos e lhe desejar uma semana maravilhosa e iluminada..

    P:S: PRECISAMOS MESMO DE MAIS EDUCAÇÃO, SE NÃO ESTAMOS LIXADOS...

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi flor
    Obrigada pelo carinho de sempre.
    Tenha uma excelente semana.
    Beijão

    ResponderExcluir
  12. Ei Malú!!! De novo reforçando esta ideia. Ideias são geradoras.

    EDUCAÇÃO! Igualitária, acessível, primordial. Não apenas o ABC, mas a formação de uma consciência crítica e porque não otimista no que tange a ter e agregar sonhos construtivos. ( Os sonhos são a base do concreto, sem eles o concreto não tem liga, não adere, não constrói.)

    Parabéns pelo blog e por sua consciência em compartilhar sempre.

    Besitos.
    Avessamente curta a vida.

    ResponderExcluir

Palavra puxa palavra, uma ideia traz outra, e assim se faz um livro, um governo, ou uma revolução, alguns dizem que assim é que a natureza compôs as suas espécies.

Machado Assis