6 de março de 2011

Eu fico com a resposta da pureza das crianças


Certa vez, meu filho, que na época tinha cerca de um ano, queimou toda a parte interna de sua mão direita ao encostar no forno quente que alguém esqueceu de apagar.
Depois de passado o susto e a dor e de agora, está com a mão enfaixada, ele resolveu ir brincar. Na época ele ainda não andava, apenas ficava em pé se apoiando nas coisas. Foi então, que comecei a reparar na atitude dele. Quando o coloquei no chão ele notou que não poderia usar as duas mãos para engatinhar, para se apoiar, mas, no mesmo instante ele resolveu o problema simplesmente se arrastando com o bumbum no chão e apoiando-se apenas com a mão esquerda. Ao contrário de muitos adultos não se fez de vítima. Seguiu em frente se readaptando a sua condição.
Bem, eu contei essa história do meu filho como introdução para este texto maravilhoso que nos mostra verdadeiras lições de sabedoria desses pequeninos.

Os adultos desejam ensinar tudo às crianças. (...) Somos os mais experientes porque já vivemos alguns anos a mais do que elas. Contudo, existem lições de sabedoria que essas criaturinhas nos ensinam, todos os dias. Quando uma criança se machuca, não importa se é um pequeno ou grande machucado, ela logo chora e procura o colo da mãe. Chorando, ela informa que está doendo, que aquilo a está incomodando muito. Buscando o colo da mãe, ela deseja ser acarinhada, confortada, auxiliada. Lição para o adulto: você não precisa suportar a dor sem chorar. E procure alguém em quem você confia para ajudá-lo. Pode ser um amor precioso, ou um amigo, um irmão. Enfim, alguém que lhe dê a mão. Quando uma criança cai de um brinquedo e quebra o braço, nem por isso deixa de, ainda com o braço engessado, subir no mesmo brinquedo. Deseja provar que é capaz, que consegue, que vai vencer. Ensina, desta forma, que não se deve desistir porque o negócio não deu certo ou porque foi reprovado em teste de seleção em uma empresa. O importante é não se deixar abater e continuar a tentar, até conseguir. Quando uma criança está com sono, ela se aconchega, fecha os olhinhos e dorme. Se o coelhinho perdeu uma orelha ou o carrinho quebrou, assim mesmo ela dorme. E no sono, se permite sonhar. Sonha com lugares lindos, bolas coloridas, muitos brinquedos, sorvete, brincadeiras e amigos. Nova lição para o adulto: se seu corpo assinala que está na hora de dormir, atenda-o. Recolha-se ao leito e descanse. Depois, você recomeçará as tarefas, e muito melhor. Não se permita a insônia por causa de coisas materiais. Se os índices da bolsa oscilaram, ou se sua conta não apresenta tantos dígitos, durma mesmo assim. Seu corpo precisa recuperar as energias pelo repouso. Depois, você retornará às lutas, ao trabalho, às melhores decisões. Quando uma criança brinca, ela se permite entrar em seu mundo de faz-de-conta e mergulha por inteiro. Ela fantasia, fala com seus bichinhos e bonecos, cria histórias, sonha de olhos abertos. Ela é o homem que voa, o dono de uma grande fazenda cheia de animais, o astronauta a caminho do infinito. Não há limites para a sua imaginação. E isso a satisfaz, a faz feliz. Com isso, diz ao homem que ele nunca deve deixar de sonhar e de perseguir os seus sonhos. Que deve se concentrar em seus desejos e perseverar. Tudo é possível àquele que trabalha, prossegue, não desiste. A criança é alguém que nos diz tudo. É a fonte da mais pura sabedoria.

Fonte: http://pt.shvoong.com/humanities/476957-crian%C3%A7as/


10 comentários:

  1. Que texto lindo!
    Adorei!!


    bjoo
    http://feedbackpositivoagora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Malu...
    Boa noite...
    Olha só, vou trabalhar ainda neste carnaval, e nas horas de folga quero, assim como tu, sossego...é do que mais preciso...hehehe

    Foram-se os tempos de folias...a vida segue sendo bela de outras formas, e as alegrias idem...

    Adorei o texto...sempre me comovem histórias e textos sobre esses pequenos seres de Luz aos quais chamamos de crianças...e quando são nossos filhos então ? Humpft...aí bate saudade dos meus, que mesmo adultos, nunca deixarão de serem bebês para mim...

    Humpft's triplos...agora os zóio encheram d'água...hahahahaha liga não, coisa de véio...

    " A criança é alguém que nos diz tudo. É a fonte da mais pura sabedoria..." e como é...

    Deus te abençoe amiga...descanse bem e reponha as energias nos dias da folia...Bjos carinhosos

    ResponderExcluir
  3. Olá amiga...tudo bem?
    Hoje é nosso dia! Na verdade, hj é apenas a data em que reconhecem nossos esforços, nossas qualidades e nossa dedicação em amar, pq dia da mulher é todo dia, mas hj é por demais especial, e vim aqui compartilhar o nosso dia com vc!
    Bjos no coração, tudo de bom pra vc!

    ResponderExcluir
  4. ótimo texto Malu,

    sábio isto de observar as crianças

    beijo

    ResponderExcluir
  5. Oi amiga...

    Parabéns pelo seu DIA...
    Deus a abençoe, hoje e sempre...
    Bjos fraternos !

    ResponderExcluir
  6. Malu,
    o texto é uma lição de vida para muito adulto esperto e preocupado com a vida. Gosto de suas postagens, dão um puxão para que se preste atenção no que realmente tem importãncia.
    Um beijo querida

    ResponderExcluir
  7. Malu moça linda, que bonito texto é muito bom acordar entrar no pc e nesse mundo virtual e enocntrar maravilhas como essa , beijos no coração e paz em seus olhos sempre .

    Gus

    ResponderExcluir
  8. Olá Malu, tudo bem? Vc disse que havia um selo pra mim... Desculpa a demora é que eu estava sem pc e, por isso, agora vi seu comentário. Agradeço o carinho, linda. Bjs :D

    ResponderExcluir
  9. Muito bom o texto de pequenas atitudes da criança nos tiramos grandes lições. ;D

    ResponderExcluir
  10. Oi Malu...
    Passando para deixar um beijo carinhoso e desejar uma serena quinta-feira...

    Deus te abençoe ! Obrigado pelos comentários sempre gentis no meu cantinho

    ResponderExcluir

Palavra puxa palavra, uma ideia traz outra, e assim se faz um livro, um governo, ou uma revolução, alguns dizem que assim é que a natureza compôs as suas espécies.

Machado Assis